segunda-feira, 11 de abril de 2011

CAMPEONATO DISTRITAL FUTSAL FEMININO AFVC








F I N A L I S S I M A


ACD CASTANHEIRA, 1 - SOUTELENSE, 2


(após prolongamento)



Finalmente, chegou ao fim o campeonato distrital da AFVC, numa prova que foi, sem margem de dúvidas, a mais disputada de sempre, com as 2 equipas mais fortes nos últimos anos, a discutirem, minuto a minuto e jogo a jogo, a conquista do ceptro de campeãs.


Perante um cenário de grande equivalência, houve necessidade de recorrer a uma Finalissima, face ao grande equilibrio entre as duas formações ao longo do campeonato.


Num pavilhão ao rubro, com muito público no apoio ás suas cores, o jogo não defraudou as expectativas, sempre com a incerteza o resultado final que, pelo desempenho das equipas, poderia caír para qualquer um dos lados, acabando por ser premiada a formação do Soutelense.


Com um inicio de jogo algo equilibrado, com lances de perigo junto a uma e outra baliza, foi a ACDC que inaugurou a marcador, a meio da primeira parte, através de um auto-golo, na sequência de uma jogada delineada pelo lado esquerdo, com a Vânia a rematar, junto da linha de fundo, contando com a colaboração de uma adversária que, involuntariamente, acabou por introduzir a bola na sua própria baliza.


Em vantagem, as atletas de Luis Nogueira e Marlene Laundos, controlaram sempre o jogo, levando a vantagem para intervalo.


Na segunda parte o Soutelense veio disposto a alterar o rumo dos acontecimentos, no entanto, a ACDC não ía dando grandes veleidades para a equipa adversária atingir com perigo a baliza à guarda da Maria João que, quando chamada a intervir, o fez com grande classe e categoria, ou não estivessemos perante a melhor g. redes do campeonato, com grandes provas dadas a nivel nacional, numa carreira brilhante.


A meio da segunda parte a ACDC dispôs de excelente oportunidade para dilatar a vantagem e, quiçá, arrumar de vez com a questão do titulo, ao beneficiar de uma grande penalidade, castigando uma mão na bola de uma jogadora adversária, que acabou por ser expulsa.


Acontece que, na transformação do castigo máximo, a g. redes Soutelense redimiu-se do facto de ter ficado mal na fotografia, aquando do golo da ACDC, ao defender o remate Castanheirense.


Caminhava o relógio para os minutos finais, quando o Soutelense chega à igualdade. Antes, registo para mais uma excelente intervenção da Maria João, ao opôr-se, com êxito, a um livre de 10m, a beneficiar a formação do Soutelense. Faltavam 2 minutos para o terminus da partida e, numa falha de marcação defensiva da ADCD, a equipa adversária chega ao golo.


Empatada a partida, restava muito pouco tempo para qualquer uma das equipas evitar o prolongamento.


Com a decisão do titulo adiada por mais 10m, no prolongamento continuou a verificar-se uma grande equivalência de forças e, quando muitos esperavam pela resolução do titulo através da marcação de grandes penalidades, eis que surge o golo da vitória do Soutelense. Faltavam minuto e meio para terminar o jogo, a equipa de arbitragem, entendeu punir, com falta, um corte da g. redes Maria João, que, depois de jogar na bola, não evitou o choque com a jogadora adversária.


Atingida a 5ª falta pela ACDC, a formação de Freixieiro de Soutelo beneficiou de um livre directo, com a jogadora a facturar com êxito, levando o titulo para Viana do Castelo.


Pelo desempenho das equipas, não só neste jogo, mas ao longo da época, o desempate através das grandes penalidades seria o desfecho mais lógico deste campeonato.


Relativamente ao trabalho da equipa de arbitragem, ele teria estado ao nivel do jogo, ou seja excelente, não fosse o descontrolo na parte final do jogo, não só na marcação do livre que ditou o desfecho final, mas também pela expulsão da g. redes Maria João, quando no final do jogo, na qualidade de capitã de equipa, demonstrou algum desacordo com a decisão do segundo árbitro. Ao contrário do árbitro principal, Bruno Castro, que demonstrou, além de toda a qualidade que lhe é reconhecida, uma postura de serenidade num jogo desta envergadura, o segundo árbitro, o jovem Sérgio Torres, demonstrou que, apesar das qualidades que lhe são intrinsecas, falta maturidade para lidar com momentos de pressão e não soube, ou não quis, avaliar o estado emocional das atletas, depois de um jogo de forte adrenalina e emotividade, vingando-se na autoridade que lhe é facultada na exibição de cartões. Muito mau, para um jovem que ainda tem um longo caminho a percorrer na arbitragem e que foi lançado ás feras de forma precipitada. De certeza que o seu colega de equipa não teria tomada esta decisão, graças ao maior traquejo e discernimento na análise ao jogo e a toda a sua envolvência.


Por último, os nossos aplausos às novas Campeãs Distritais, augurando uma excelente representação da nossa Associação na Taça Nacional, dignificando o Futsal Feminino do nosso distrito, que precisa deste jogos de alta intensidade, para se tornar mais competitivo.


Em rodapé, o nosso agradecimento aos nossos briosos adeptos, que sempre acreditarem na equipa, voltando a marcar presença em força nesta Finalissima, com destaque para a nossa Magnifica Claque "MAFIA CASTANHEIRENSE". Vocês são a base da nossa força, como tal, vamos partir em busca de novas conquistas. Vocês merecem!


Às nossas atletas e equipa técnica apenas uma referência: VOCÊS SÃO O ORGULHO DA ACDC!



FICHA DO JOGO:


CASTANHEIRA = Maria João (cap), Sandrina, Vânia, Elodie e Tânia, cinco inicial, Sofia, Marisa, Sylvie, Carol, Ninhas, Jessica e Lea.


Golo = Auto-golo


Disciplina = Amarelos: Sandrina, Elodie; vermelho: Maria João


Treinador = Luis Nogueira


Adjunto = Marlene Laundos


Árbitros = Bruno Castro e Sérgio Torres

4 comentários:

  1. Antes de mais, parabéns ás duas equipas pelo excelente espectáculo proporcionado, justificando de facto que são, na actualidade, as 2 melhores da AFVC.
    Um jogo desta envergadura, onde se discutia o apuramento do campeão, nerecia mais atenção dos senhores que dirigem a arbitragem da Associação. Ou será que o Fustal Feminino é só para encher monte?
    Como é possivel nomear um rapazito sem classe e experiência, para um jogo destes?
    Melhor era colocá-lo a assistir, via TV, ao Sporting- Benfica, onde houve lances idênticos ao da redes do Castanheira e que os árbitros nunca sancionaram, ao contrário deste rapaz que, prontamente, marcou a falta que ditou o resultado final, quando faltava pouco mais de 1 minuto para terminar o prolongamento. Uma vergonha, numa dualidade de critérios sempre a favor das de Viana.
    Quero também enaltecer o facto do Castanheira, aqui no seu blog, saudar as novas campeãs, numa prova de enorme fair-play, ao contrário do sucedido na época anterior, onde o Castanheira foi campeão, com 6 pontos de avanço, e ninguém do Soutelense se prestou a saudar as campeãs. Só me lemro de 2 clubes o terem feito: o Santa Luzia e o Lanheses, através dos seus treinadores, 2 grandes senhores do Fustal Feminino Vianense, o Miguel Passos e o José Sousa.
    È nestas atitudes que se veêm os grendes campeões!

    ResponderEliminar
  2. http://desportoemviana.blogspot.com/2011/04/futsal-soutelense-campeao-distrital.html

    antes de falarem verifiquem se e veradde o que dizem...

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não vi, nem li, onde estão feitas saudações ao titúlo conquistado pelo Castanheira em 2010/2011, vindas dos responsaveis do Soutelense. Apenas li, comentários do presidente do Soutelense relativamente ao titulo conquistado pelo sua equipa e, aí, uma referência à luta dada pela ACDC que, segundo o mesmo, foi um dingo adversário.
    Sinceramente onde estão as referências ao titulo da época passada? Ou será que não sabemos ler da mesma forma?
    Abram a pestana.....

    ResponderEliminar
  4. sabes que o soutelense e chique e mandou uma carta nao o fez publicamente porque ninguem tem nada a ver com isso mas ja que estao com essas bocas fiquem a saber que o soutelense enviou uma carta adireçao do castanheira a dar os parabens...logo nao falem antes de saberem de tudo...

    ResponderEliminar