segunda-feira, 12 de maio de 2014

SUPERTAÇA AFVC FUTSAL SENIOR FEMININO

ACDC DEIXA ESCAPAR O TRI:

ACD CASTANHEIRA, 2 - SOUTELENSE, 4

Depois da conquista, nas duas épocas anteriores, da Taça e Supertaça AFVC, deixando escapar o titulo mais desejado, de Campeãs Distritais, a ACDC teve esta época um percurso inverso, conseguindo o objetivo principal e deixando escapar os dois outros troféus, ao sair derrotada nas duas finais perante a formação do Soutelense.
Sem nos colocarmos em bicos de pés, fazendo juizos de valor precipitados e apreciações da nossa conveniência, é digno reconhecer que, sendo o campeonato uma prova de regularidade, consegue chegar em primeiro ao final quem for mais regular ao longo da competição, por isso, os campeões são sempre justos, tornando-se ridiculo dizer se esta é, ou não, a melhor equipa no panorama distrital.
Dizem os números, e as estatisticas comprovam, que os melhores estão mais vezes presentes nos palcos das grandes decisões e, nas últimas 3 épocas, a ACDC, para lá do titulo conquistado esta época, marcou presença em 6 finais, porque não houve mais, com 4 conquistas e 2 derrotas. Não é por isso que nos consideramos melhores, ou piores, que os outros. Apenas fazemos o nosso trabalho e lutamos pelos nossos objetivos.
Relativamente ao jogo desta final da Supertaça, integrada e muito bem na Festa do Futsal Distrital, estavam em confronto duas das melhores equipas da AFVC, logo estava garantido mais um bom jogo de Futsal Feminino, o que sé engrandece a modalidade e o nosso distrito.
Como geralmente acontece quando se defrontam, as equipas entraram cautelosas uma da outra, até que, aos 12 minutos a ACDC adiantasse na marcador, graças a mais um golo da artilheira da equipa, a Tânia. Numa primeira parte de nivel inferior, o resultado não se alterou até ao intervalo.
De regresso dos balneários, as equipas vieram mais emotivas e, numa jogada perfeita, a ACDC aumenta a vantagem para 2-0, num golo da camisa 6, Catarina.
Por cima no jogo, a turma de Filipe Pereira dispos de mais algumas boas oportunidades para dilatar a diferença, porém, na velha máxima de que quem não marca sofre, a ACDC num curto espaço de 2 minutos permitiu 2 golos ao adversário, fruto de duas desantenções defensivas.
Restabelecida a igualdade, a emotividade voltou ao jogo, pairando no ar a incerteza no resultado final. No declinar da partida, um livre junto á area, deu vantagem ao Soutelense, consumando-se assim a cambalhota no marcador.
Nos últimos minutos e com nada a perder, o mister Filipe Pereira aposta no 5x4, no entanto, já no último minuto seria o Soutelense a beneficiar desse posicionamento para fixar o resultado final em 4-2 e assim arrecadar o troféu.
Num jogo intenso, melhor disputado na segunda parte, a vitória adversária acaba por premiar o labor da equipa, que nunca se entregou ao resultado, acabando por ver premiada a eficácia demonstrada. Por isso uns dignos vencedores. Parabéns.
FICHA DO JOGO:
CASTANHEIRA = Silvia, Cris, Vânia (cap), Catarina e Tânia, cinco inicial, Sara, Tixa, Sylvie, Nathalie, Carol, Marisa e Sara Duarte.
Golos = Tânia e Catarina
Disciplina = amarelos: Cris, Sara e Sylvie
Treinador = Filipe Pereira
Adjunta = Marlene Felisberto
Árbitros = Bruno Sá Rocha / Bruno Pimenta