segunda-feira, 31 de março de 2014

TAÇA AFVC FUTSAL SENIOR FEMININO

FINAL

SOUTELENSE, 5 - ACD CASTANHEIRA, 2

Na grande final da Taça AFVC, que colocava frente-a-frente as duas equipas mais fortes da atualidade no panorama do futsal feminino distrital, onde, de um lado,  a ACDC se apresentava, não só como recente campeã distrital, como detentora do troféu nas épocas 2011/2012 e 2012/2013 e do outro estava um Soutelense que, depois de comandar o campeonato durante toda a fase regular, claudicou na fase final, com o emblema vianense a ter aqui uma oportunidade de alcançar o primeiro titulo nos últimos 3 anos, ao invês da ACDC que, no mesmo periodo, leva já 5 titulos conquistados.
Lançados os ingredientes para este jogo, onde o desfecho final é sempre uma incógnita, assistiu-se, acima de tudo, a um bom jogo de futsal, com emotividade e fair-play, numa excelente propaganda á modalidade.
Com as duas equipa a respeitarem-se mutuamente, a ACDC entrou forte no jogo e, aos 12 minutos, chega á vantagem, através de um golo pleno de oportunidade da artilheira da equipa, a Tânia.
O jogo caminhava a passos largos para intervalo, quando, um erro defensivo verde/branca está na origem de um livre a favor do Soutelense, do qual resultou a golo da igualdade.  Com a previsão de que o empate seria o resultado ao intervalo, uma desatenção defensiva da ACDC resultou no segundo golo adversário, através de um autogolo mesmo em cima do apito final.
Embora em desvantagem, tudo continuava em aberto para a segunda parte, no entanto o Soutelense teve uma entrada mais forte e dilata a vantagem para 3-1 logo no arranque da etapa complementar.
O momento chave do jogo chega logo depois, quando a ACDC dispôs de uma grande penalidade, entretanto desperdiçada. Com o adversário a jogar em inferioridade numérica, por expulsão da atleta que cometeu o penalti, a turma de Filipe Pereira não conseguiu tirar vantagens.
Pouco depois, seria o Soutelense a dilatar a vantagem para 4-1 e tudo parecia decidido. Chegou então a hora da ACDC lançar o 5x4, vindo a sofrer o quinto golo nessa situação. No entanto, antes do apito final, ainda conseguiu reduzir a diferença para 5-2, através de um golo da Catarina, disfrutando ainda de algumas boas oportunidades para encurtar a desvantagem.
Num bom jogo de futsal, o Soutelense acabou por justificar a vitória e a conquista do troféu, mercê do melhor desempenho na finalização. Parabéns pela conquista, num jogo com bom desempenho da equipa de arbitragem.
Entretanto as duas equipas voltam a encontrar-se para a disputa da Super-Taça da AFVC, agendada para 10 de maio, integrada na Festa Distrital de Futsal. Até lá a ACDC continua empenhada na participação na Taça Nacional, 1ª Fase.
FICHA DO JOGO:
CASTANHEIRA = Silvia, Catarina, Sylvie, Vânia e Tânia, cinco inicial, Nathalie, Carol, Cris,  Tixa, Sara, Marisa e Manu.
Golos = Tânia e Catarina
Disciplina = nada a registar
Treinador = Filipe Pereira
Adjunta = Marlene Feliberto
Árbitros = Paulo Rocha/ Fátima Couto